Bárbara Santos


BÁRBARA SANTOS

Biografia:
Maria Bárbara Silva dos Santos nasceu em Julho de 1941 numa aldeia da Beira Baixa, Vale da Senhora da Póvoa sendo a mais nova de 9 irmãos.
Parte da sua educação é no Colégio Joaquim Diniz da Fonseca na Cerdeira do Coa, entrando no mercado trabalho ao completar 18 anos na Câmara Municipal de Lisboa.
Em 3 de Novembro de 1962 consegue a sua Licença de Piloto Particular de Aeroplanos, sendo a 2º. mulher brevetada em Portugal.
Depois casou, teve 5 filhos, foi muito coisa, percorreu muitos caminhos, lutou nas diversas frentes e sempre teve como prioridade a família e a cultura, tentando passar esse bem para os filhos e para os que a rodeavam.
Conhece bem a emigração e seus efeitos... Criou sempre amizades para a vida. A poesia foi sempre a sua fonte nos momentos difíceis, o conforto.
Aos 68 anos, começa a pintar por iniciativa própria e a sua inspiração é mais fruto dos seus sonhos, onde retrata no semioculto as figuras que passou a vida a ocultar e que surgem na tela mediante uma decisão da mente e em gestos de mãos.


Não usa pincéis, e as suas pinturas começam pelas suas impressões digitais. A pintura e a poesia são os grandes suportes da sua vida, assim como a família e amigos que aos milhares navegam num mundo em transformação real e virtual. TENHO CÁ UNS SONHOS... Assim se define...